Durante as guerras, o inimigo não é apenas o país contrário. Muitas doenças acabam provocando mais mortes entre os soldados do que o combate direto. Por isso, os países envolvidos em guerras investem nas descobertas de novos medicamentos ou na produção maciça de produtos já conhecidos, o que inicialmente visava somente a reduzir o número de feridos nas guerras, aos poucos foi alterando o desenvolvimento da medicina.
Alguns exemplos:
* Penicilina.:
Durante a Primeira Guerra Mundial, Alexander Fleming ( 1881-1955 ) começou a experimentar substâncias antibacterianas e, em 1921, descobriu uma enzima antibiótica que atacava vários tipos de bactérias, contudo, Fleming não pôde produzir quantidade suficiente para uso, e sua descoberta ficou mais conhecida como curiosidade científica.Na Segunda Guerra, cientistas da Universidade de Oxford redescobriram o trabalho de Fleming, mas foram os Estados Unidos que investiram na sua produção maciça. O governo autorizou 19 companhias a produzir o antibiótico utilizando a técnica da empresa Pfizer, com a sua concordância. A Pfizer produziu 90% da penicilina usada pelas forças aliadas na Segunda Guerra.
* Transfusões.:
Durante a Primeira Guerra aplicaram-se muitas transfusões de sangue em soldados feridos. Naturalmente, o sangue coagula rápido e existem muitas dificuldades para transportá-lo para o campo de batalha. Durante a Segunda Guerra, o avanço tecnológico permitiu o aumento do uso do sangue, que passou a ser convertido por plasma. Foram realizadas inúmeras campanhas de doações que surtiram efeito.
* Vacina para tifo.:
Condições precárias de higiene são propícias à propagação do tifo, razão pela qual a doença é tradicionalmente associada a períodos de guerra, campos de refugiados, prisões e campos de concentração. Causado pela Rickettsia prowazekii, o tifo exantemático é transmitindo pelo piolho que se infecta ao picar um indivíduo contaminado.
Durante a Segunda Guerra foi desenvolvida uma vacina que conseguiu conter o avanço da doença em pessoas contaminadas. Apesar da técnica de vacinação e de combate ao piolho, o tifo exantemático ainda é uma ameaça constante aos povos miseráveis de todo o mundo.
Fonte.: http://comciencia.br/reportagens/guerra/liliane_popup.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário