Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Benito Mussolini

  Benito Mussolini (1883-1945) foi um político italiano. Líder do Partido Fascista, fundado em 1919, no final da Primeira Guerra Mundial. Foi professor e jornalista, escrevia para jornais de esquerda, em 1914 foi expulso do partido socialista, alistou-se no exército, chegando a patente de sargento. Em 1922 organizou a " Marcha sobre Roma ", e com o apoio do Rei Víctor Emanuel III passou a organizar o gabinete governamental, no cargo de primeiro-ministro da Itália. Por meio de eleições fraudulentas, os fascistas ganharam a maioria do parlamento. Em 1925 Mussolini tornou-se " Duce " (o condutor supremo da Itália), estava formando um Estado Totalitário.
  Benito Mussolini nasceu em Predappio, província de Forli, Itália, no dia 29 de julho de 1833. Em 1901 Mussolini formou-se professor de escola primária, trabalhou como professor mas seu interesse era a revolução. Em 1902 foi morar na Suíça, fugindo do serviço militar, mas suas atividades esquerdistas acabaram o expulsando do país.
 Benito Mussolini sustentou a neutralidade da Itália na Primeira Guerra Mundial, de acordo com a linha do partido socialista. Ao defender a França e a Grã Bretanha, foi expulso do partido. Fundou o jornal Popolo d'Itália na guerra e organizou o grupo de Ação Revolucionária. Em abril de 1915 voltou a ser preso, depois que a Itália declarou guerra à Áustria, Mussolini foi convocado, alistou-se no exército de sargento.
  A rápida ascensão de Mussolini foi consequência de vários fatores, a crise gerada pela guerra, as enormes perdas financeiras e humanas, a inflação e o desemprego, levaram à agitação política revolucionária das esquerdas. O governo parlamentar, formado pelo Partido Socialista e pelo Partido Popular, não chegaram a nenhum acordo, gerando impopularidade.
  Em 1919, Mussolini fundou o Partido Fascista que pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. 
  Benito Amilcare Andrea Mussolini foi julgado sumariamente e fuzilado junto com sua amante, Clara Petacci, em Mezzegra, Itália, em 28 de abril de 1945.Seus corpos foram levados para Milão e expostos, pendurados de cabeça para baixo, na praça do Loreto

Fonte.: http://www.e-biografias.net/benito_mussolini/

2 comentários: