Fascismo é um regime autoritário criado na Itália
O fascismo foi apresentado como partido em 1921. Desde essa altura, a palavra "Fascista" é usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, anticomunista e antiparlamentares, que defende a exclusiva autossuficiência do Estado e suas razões, que são superiores ao direito e à moral, fazendo uso recorrente a forças social- revolucionário. No entanto, quando o fascismo é estabelecido, ele deixou ilesa a ordem social estabelecida, mas forçando normas disciplinares.
O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes da grande capital e do sindicalismo comunista.
Fascismo e Nazismo
Apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, o fascismo e Nazismo têm diferenças. O Nazismo é frequentemente contemplado como uma forma de Fascismo, mas o movimento Nazista identificou uma raça superior ( raça Ariana), e tentou eliminar outras raças, para criar prosperidade para o Estado.
A semelhança entre estes dois regimes é que obtiveram grande popularidade entre os elementos da classe operária, porque criavam medidas de apoio para eles, medidas que várias vezes não se concretizem
Nenhum comentário:
Postar um comentário